RE: [obm-l] probleminha

É  só vc colocar os dois circulos maiores encostados um no outro sobre um
plano, traçar uma reta tangente superiormente aos dois circulos, que e
paralela ao plano inferior, e colocar o circulo menor no vao entre a reta e
as duas circunferencias, na parte de cima, de forma que todos se tangenciem,
unindo os centros dos circulos vc vai ter um triangulo maior, que é
isósceles, de lados 15+r, 15+r e 30, que pode ser visto como dois triangulos
retangulos, baixando-se uma altura em relaçao ao vertice que contém o centro
do circulo menor, de catetos 15,15-r(pois os tres se tangenciam), e
hipotenusa 15+r; Aplicando o teorema de pitagoras a este triangulo vc obtem:
(15+r)^2=15^2+(15-r)^2
60r=15^2
r=3.75
Eu so consegui visualizar deste jeito, nao pude mandar a figura porque estou
sem programas para desenhar. Alguem sabe de algum, disponivel para dowload
gratis na internet que faça esses desenhos?
Um abraço, saulo.

>From: elton francisco ferreira <elton_2001ff@yahoo.com.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: [obm-l] probleminha
>Date: Thu, 27 Jan 2005 09:27:50 -0300 (ART)
>
>Uma reta é tangente a três circunferências, que também
>se tangenciam mútua e externamente. As duas
>circunferências maiores têm o mesmo raio, que mede 15
>unidades de comprimento. O raio da circunferência
>menor mede?
>
>5
>3,75
>2,5
>3
> [...]

MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br