Re: [obm-l] probleminha

Imagine que as 3 circunferencias estejam do mesmo lado da reta.
Sendo x o raio da menor, temos que:
- a distancia entre os centros da circunferencia menor e da
circunferencia maior (qualquer uma) é 15+x
- a distancia entre o centro da circunferencia grande e a reta
paralela a reta inicial que passa pelo centro da circunferencia menor
é 15-x
- como as duas circunferencias maiores tem o mesmo raio, o centro da
circunferencia menor está na reta que é tangente as duas maiores em
seu ponto de tangencia, logo fechando o triangulo que eu comecei esse
cateto mede 15.

Aí por pitagoras :  (15+x)^2 = (15-x)^2 + 15^2  => x = 3,75