Re: [obm-l] Sigma-Algebra Borel

Title: Re: [obm-l] Sigma-Algebra Borel
on 26.01.05 13:35, alencar1980 at alencar1980@bol.com.br wrote:

Estou começando a estudar teoria da medida e fiquei confuso em um certo ponto.

Nos livros que li a algebra de borel era considerada (definida) apenas para
a reta (números reais) ou um subintervalo da reta; sendo a sigma-algebra de
borel (dos reais ou de um subintervalo dos reais) definida como a menor
sigma algebra que contém os conjuntos abertos.

Os livros que consultei não entram em detalhes mas existem diversas possibilidades para os subconjuntos abertos da reta, não?

*** Obviamente, ha uma infinidade nao enumeravel deles, mas cada um pode ser expresso, de forma unica, como uma uniao no maximo enumeravel de intervalos abertos disjuntos dois a dois. Veja o Curso de Analise - vol.1 do Elon Lages Lima para uma demonstracao disso.

[]s,
Claudio.