Re: [obm-l] Spinores

On Sun, Jan 23, 2005 at 06:51:46PM -0200, Claudio Buffara wrote:

> Oi, Nicolau:
>
> Voce poderia explicar mais detalhadamente o exemplo acima? Eu nao estou
> conseguindo visualizar a forma como os fios estao presos.

Ok. Fique em pé e segure uma bandeja na mão. Agora sem tirar os pés do chão
nem soltar a bandeja faça a bandeja dar uma volta completa: o seu braço
terminará em uma posição diferente daquela na qual ele começou.
Agora dê uma segunda volta completa *no mesmo sentido*:
o seu braço voltará à posição inicial.

Em linguagem bem mais técnica, o que está sendo dito é que pi_1(SO(3)) = Z/(2).

[]s, N.