Re: [obm-l] Livros

Oi

    Estudei no Poliedro em 2001, sofri um acidente no
alojamento na metade do ano (fazendo queda-de-braço) e
não pude terminar o curso, tive que fazer uma
cirurgia, acabei nem fazendo o vestibular do ITA. Hoje
estou no 4º ano de Eng. Elétrica da UFSC.

    Se você for estudar somente pelo material do
Poliedro já é bastante coisa em termos de exercício,
acho que não precisa outras apostilas (Etapa, Elite,
etc.).

    Se você tiver tempo e vontade de ir além segue uma
lista bem conhecida lá do Poliedro:

1. Coleção Iezzi (menos o 8, e talvez o 10 também,
acho que não cai muito geometria espacial no ITA), é
bom fazer todos (TODOS) os exercícios de lá, a não ser
que você ache que são fáceis.

2. Lidsky - da editora MIR, de exercícios de
matemática. Alguém lá deve ter o livro ou o xerox,
tirei minha cópia lá.

3. Saraeva - da editora MIR, de exercícios de física.
Idem ao anterior.

4. Coleção Ricardo Feltre, não lembro a edição. De
química. Além desse tem o Brady (1 e 2), Russel (1 e
2) e o Mahan (os últimos dois usados em curso
superior, o Mahan (em suas melhores edições)
particularmente é mais avançado e requer conceitos de
cálculo em algumas partes).

5. Halliday, Searway - Coleções de física. Ambos são
fraquinhos para ensino superior, mas para os
vestibulares são bons. Mas se você for atrás destes
fale com alguém que já os estudou para selecionar os
exercícios pois há muitos que são perda de tempo.

    Português e Inglês, bom, o nível é bem parecido
com fuvest eu acho e as apostilas são suficientes.

    Se você quiser também IME, procure algum de
Química Orgânica como Morrison, McMurray. Mas também
acho que as apostilas são suficientes neste ponto.

    Acho que você deve fazer todos os exercícios que
conseguir. Fique todo o tempo livre resolvendo as
listas e se sobrar tempo pegue livros extras. Não
perca tempo estudando Biologia, História, etc.

    Agora parece que tem uns novos de física para
ensino médio que são bons, na minha época o ramalho e
o mercado eram os melhores e nem eram bons o
suficiente. Eu gosto do Moisés (Nussensveig)mas
precisa de cálculo.

    Acho que é isso.

Abraços e boa sorte.

Artur