Re: [obm-l] Cardinalidade

On Fri, Jan 07, 2005 at 12:25:29PM -0200, Artur Costa Steiner wrote:
> [...]
> eh perfeitamente intuitivo. Se vc o explica para alguem sem muita formacao
> matematica, a apessoa geralmente achA que ele eh obviamente verdadeiro. Vc
> poe a mao num conjunto da colecao, saca um elemento, poe a mao em um outro,
> saca outro elemento e assim por diante, formando um conjuntoem que cada
> elemento pertence a um membro da colecao. Principalmente quando a colecao eh
> enumeravel, ainda que infinita. Entretanto, quase todo mundo sem muita
> formacao matematica acha estranho que a serie harmonica vah para infinito.

Depende da intuição de quem. Alguém disse que "O axioma da escolha
é obviamente verdadeiro, o teorema da boa ordem [que é equivalente
ao axioma da escolha] é obviamente falso, e quem sabe sobre o Lema de Zorn
[que também é equivalente]?"

> Apesar de ainda causar alguma polemica, o axioma da escolha foi, no inicio
> de seculo XX, creio,  absolvido pelos matematicos, pois, contrariamente ao
> que varios afirmavam, ele nao eh culpado de possiveis incoerencias que
> possam existir na teoria dos conjuntos (acho que o paradoxo de Tarski-
> Banach, por exemplo, nao eh consequencia do axioma da escolha)

Gödel provou a consistência relativa do axioma da escolha.
Ou seja, se ZF (os axiomas usuais da teoria dos conjunto) for consistente
então ZFC (ZF + axioma da escolha) também é.

O paradoxo de Banach-Tarski não é uma contradição, só é pouco intuitivo.
E depende do axioma da escolha sim, complicando o ponto de vista de que
o axioma da escolha seria intuitivo.

[]s, N.