[obm-l] Intervalos "finitos e infinitos"

Este assunto foi comentado aqui na alista hah alguns meses. Nao eh muito
importante, mas acho interessante comentar. Pelo menos em Ingles, eh de fato
aceitavel, e ateh um tanto comum, usar o termo "finite" para intervalos
limitados, ou seja, aquelas cujos pontos extremos sao numeros reais, e o
termo "infinite" para intervalos ilimitados, nos quais pelo menos um dos
pontos extremos eh infinito. Neste contexto, "finite" ou "infinite"
refere-se ao comprimento do intervalo, enao ao numero de elementos que ele
contem. Esta terminologia parece ser particularmente usual em teoria de
medidas, talvez porque na reta real medida tem a ver com comprimento

Eu, de fato, jah vi autores consagrados, como Bartle e Apostol, usarem esta
convencao. Assim,  quando, pelo menos em Ingles, virem esta convencao, nao
assumam que o autor nao sabia que intervalos como [2,3] contem uma
infinidade de elementos....
Embora no contexto sempre fique claro o que o autor quer dizer, eu,
entretanto, prefiro o adjetivo limitado, que nunca da margem a ambiguidade.

Artur

OPEN Internet e Informática
@ Primeiro provedor do DF com anti-vírus no servidor de e-mails @