Re: [obm-l] Cardinalidade

Artur Costa Steiner wrote:

>Boa tarde,
>
>Eu ainda nao consegui demonstrar o seguinte, talvez alguem tenha uma sacada.
>
>Seja A um conjunto infinito e f uma injecao de A sobre B. Se o conjunto B -
>f(A) for, no maximo, enumeravel, entao A e B sao equivalentes.
>
>Artur
>
>________________________________________________
>OPEN Internet e Informática
>@ Primeiro provedor do DF com anti-vírus no servidor de e-mails @

Você quer mostrar que card(A) = card(B), certo?
Esse tipo de problema passa longe do que eu costumo fazer, mas vou tentar...
Defina A' como uma cópia de A.
card(A) = card(A união A') já que A é infinito

Sabemos que card(A) <= card(B) pois existe uma injeção de A em B.
Defina g: B -> A união A' da forma a seguir.
Para todo f(x) em f(A), g(f(x)) = x e
como card(B - f(A)) <= card(A), existe uma injeção de B - f(A) em A.
Seja h tal injeção, defina g(y) = h(y)' (onde h(y)' é a cópia de h(y) em A')
para todo y em B - f(A). É simples ver que g é uma injeção e, portanto

card(A) <= card(B) <= card(A união A') = card(A)

[ ]'s