Re: [obm-l] RE: [obm-l] Pra que serve a matemática?

Amigos,

É engraçado, se tu perguntas para alguém que "entende" de matemática o
que é matemática e onde ela está, receberás a mesma resposta como se a
pergunta também tivesse sido feita para um físico, um químico, um
engenheiro,... Enfim, sempre é dito para que olhemos ao nosso redor e
tenhamos "consciência" de que tudo isso existe como consequência
direta de tal ciência. Não acredito que isso seja uma verdade, pois
tudo isso poderia ter sido criado de outra forma.

Notemos que muitos aqui da lista poderiam se questionar em mesmo grau
a respeito do que é arte e para que serve a arte. Poderíamos
questionar os poetas (para que serve o poema ?), os biólogos(para que
serve a biologia?), os músicos(para que serve a música?), etc. Atrás
disso tudo há algo em comum!

Tenho a crença de que o que falta é filosofia. Fico impressionado com
a quantidade de físicos e matemáticos que conheço que sabem pouco, ou
simplesmente desconhecem totalmente, a filosofia da ciência e, mais
especificamente, a filosofia da física, da matemática, etc. Tentem
explicar o que é física e tentem explicar o que é química. Durante
parte da explicação, é o que eu imagino, muitas coisas se confundirão.
Mas notem, isso é filosofia e é necessário.

O fato é que inúmeras pessoas têm se questionado sobre essas perguntas
e muitas formulam suas próprias respostas. A ciência é como uma
religião : apesar de toda a racionalidade existente nela, precisamos
intuir e, em muitos casos, acreditar (mesmo na ausência de
demonstrações). É engraçado, na ciência chamam essa crença de "censo
comum" ou "conhecimento comum". Eu até brinco, quando sou questionado
se tenho alguma religião, que a minha religião é a ciência.

Voltando às perguntas primordiais dessa discussão. Para mim, a
matemática é uma linguagem com a qual eu converso com o inanimado, com
o desconhecido. Talvez eu seja louco, pois no fundo eu sei que sou eu
mesmo quem conversa comigo.

Por fim, eu repito que a ausência da filosofia no ensino atual esteja
nos tornando mais cegos para que não vejamos as coisas mais óbvias.
Tateamos incessantemente numa sala vazia procurando adivinhar o que é
cada coisa que sentimos. Justamente é oposto daquilo que a ciência
deveria ser : pois a ciência é a luz que cura nossa cegueira. Na
verdade, a ciência sem a filosofia ( se é que é possível ) é o que nos
torna cegos.

Outra coisa, assim como a arte, a matemática é sentida diferentemente
por cada indivíduo. Cada um de nós se relaciona com ela de maneira
distinta. Cada um de nós conversa com ela de maneira distinta. Cada um
de nós é capaz de vez uma matemática distinta da dos demais.
Estranhamente, apesar de toda essa singularidade especial, ela
consegue ser apenas uma. Penso que o que faz dela igual e diferente
não é apenas uma única coisa. A diferença está na individualidade de
cada ser e a unicidade está no universo, na natureza. Como todos
falamos sobre a natureza, não importa as palavras que usemos,
acabaremos por descrever a mesma coisa.

Se cabe aqui uma sugestão, então eu sugiro a leitura das obras do
Mário Bunge. São bons pontos de partida.

Espero ter sido capaz de transmitir as minhas opiniões de forma clara
e sem preconceito.

Sinceramente,

Araray Velho
araray@gmail.com