Re: [obm-l] Construcao Geometrica

On Wed, 22 Dec 2004, claudio.buffara wrote:

> Estou empacado neste aqui:
>
> Dadas as semi-retas PA, PB e PC num mesmo plano, de forma que PB esteja no
  interior do angulo APC < 180 graus, construir os pontos M e N, sobre PA
e PB, respectivamente, de forma que M, B e N sejam colineares e |MB| = |BN|.

> Soh pra humilhar ainda mais, a pessoa que me passou o problema falou que a
  solucao eh muito simples, o que deve ser verdade...

> Agradeco qualquer ajuda.

Eh simples mesmo. Aas vezes essas coisas simples nos cegam... :-)

Seja P' o simetrico de P com relacao a B.
Trace as paralelas, passando por P', a PA e PC.
Os pontos de intersecao com as retas PA e PC sao os dois pontos
procurados.

Eh facil provar isso.

[]'s

Edson Ricardo