Re: [obm-l] PARTE INTEIRA

Isso depende muito de definição.

Se estivermos falando de frações, acho que talvez até faça sentido
você dizer que a parte inteira de -21/4 é -5, e a fracionária , -1/4.
Mas perceba que este é um caso bastante peculiar.

O caso geral, em que temos números reais quaisquer, a definição que
temos de parte inteira é [x] = (n pertence a Z, n <= x < n+1). A
definição de teto é bastante similar, Teto(x) = (n pertence a Z, n-1 <
x <= n).

Em qualquer caso, é sempre bom (como no famoso "0 pertence a N?")
explicitar as definições, caso haja possibilidade de dúvida.
Eu lembro, numa olimpíada, de ter lido uma questão que falava sobre
"parte inteira", onde vinha exatamente a definição acima, junto com os
exemplos:
[2] = 2, [pi] = 3, [-pi] = -4 (ou alguma coisa assim).

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa