Re: [obm-l] Trapezio e Paralelogramo

Claudio Buffara wrote:

>No entanto, considere o caso de um retangulo. Voce pode encara-lo como o
>limite de uma sequencia de trapezios isosceles (na sua definicao - um unico
>par de lados paralelos) quando o angulo entre os lados nao paralelos tende a
>zero. Ou seja, o limite dessa sequencia de trapezios isosceles nao eh um
>trapezio isoceles (o que nao eh problema algum, veja bem), apesar de ainda
>ser inscritivel.

Realmente eu não vejo nenhum problema também, afinal vários números
irracionais são limites de sequencias de números racionais

>Alem disso, o quadrilatero cujos vertices sao:
>A = (0,2), B = (1,0), C = (3,2), D = (5,0)
>eh ou nao um trapezio?
>Em caso afirmativo, o que acontece se fizermos o vertice D se aproximar
>arbitrariamente do ponto (4,0)?
>Nesse caso, pela sua definicao, ABCD serah trapezio (nao necessariamente
>isosceles, claro) para todo D no eixo x, exceto D = (4,0). Nao eh meio
>esquisisto?

Muito esquisito, como muitas propriedades dos quadriláteros
entrecruzados (a soma dos ângulos internos - ABC + BCD + CDA + DAB, por
exemplo, é menor que 360º, a não ser que vc convencione um sentido
positivo e um negativo para os ângulos) .

>No fim, acho que nao vai ter muito jeito. Vamos ter que escolher
>arbitrariamente uma definicao, de preferencia aquela que acarretar o menor
>numero possivel de emendas nos enunciados de teoremas.

Concordo plenamente.

[]'s MP