Re: [obm-l] Algarismos

Chame o numero de 10^n*a + B, onde 1 <= a <= 9  e  0 <= B < 10^n.

Entao, 10*B + a = 1,5*(10^n*a + B) ==>
20*B + 2*a = 3*10^n*a + 3*B ==>
(3*10^n - 2)*a = 17*B

Agora eh soh usar o teorema fundamental da aritmetica e propriedades
elementares das congruencias pra achar o menor valor possivel de n.

Depois disso, fica facil...

Eu mandei esse pra lista porque achei que era um pouco menos trivial do que
os problemas sobre algarismos que costumam aparecer.

[]s,
Claudio.