Re: [obm-l] x^2=2^x - Como Resolver?

Ola Pessoal,

Incrivel, que coincidencia ... eu estava justamente estudando a
generalizacao de um teorema quando chegou a mensagem do Prof Nicolau,
abaixo. O Teorema ao qual o Prof se refere e chamado TEOREMA DE GELFOND ou
TEOREMA DE GELFOND-SCHNEIDER. Trata-se de um Teorema que pode ser visto como
a solucao a um dos famosos PROBLEMAS DE HILBERT.

A demonstracao nao e facil, mas o enunciado e simples :

Se "a" e um numero algebrico diferente de zero e um e se "b" e irracional
entao "a^b" e transcendente"

Como consequencia, claramente que r^r e transcendente ( logo, irracional )
se r=sqrt(2). E digno de nota que sabemos muito pouco sobre os numeros
transcendentes e que o teorema de Gelfond-Schneider foi generalizado pelo
Prof Alan Baker, de Cambridge, com um paper celebrado e que lhe valeu a
Medalha Fields em 1970 ( acho que o ano foi esse, mas nao tenho certeza ).

Este Prof tem um livro excelente, que eu recomendo :

Trancendental Numbers
Baker, A
Cambridge Press

Agora, suponha "r" como definimos acima. O numero (r^r)^sqrt(2) e
transcendente ? Vale a pena ler o livro que citei ...

E que todos tenham um feliz natal !
Paulo Santa Rita
7,1943,111204

http://messenger.msn.com.br