[obm-l] circunferencia

ola, sou novo aqui na lista e nao sei se isso ja foi discutido
mas um amigo me perguntou se dado 3 pontos nao colineares no plano, se era possivel determinar a equacao da circunferencia que os contem.
considerando p1 = (a ; k)   p2 = (b ; m)  e p3 = (c ; n) eu consegui chegar numa solucao que testando pareceu correta, só que muito grande, tanto que só deu pra testar depois que ele botou em um programa de computador.
queria saber se voces conhecem ou conseguiriam deduzir uma formula mais simples... se quiserem depois eu boto a minha aqui, mas nao acho que vai ser de grande utilidade.

obrigado, Bruno2  (Bruno Bruno)

Yahoo! Mail - Agora com 250MB de espaço gratuito. Abra uma conta agora!