RES: [obm-l] Perguntas simples para respostas convincentes

Realmente, ocorre inflação, só que de muitas formas diferentes. Primeiro,
especifique a forma de retransmissão direta. Você fala em aumento do salário
mínimo por meio da emissão de moeda ou de retransmissão efetiva?
Se a retransmissão ocorre diretamente, entramos imediatamente em uma
situação de inflação por demanda, ou Teoria Keynesiana de inflação. Os
pobres têm dinheiro, então, irão consumir. Só que, se eles consomem mais,
aumenta a demanda para uma oferta de bens e serviços constante, entende?
Então, o dinheiro passa a valer menos, porque as pessoas poderão gastar. Em
outras palavras, o dinheiro não tem valor absoluto, o seu valor é relativo.
Quanto mais dinheiro tem no mercado em relação à capacidade da economia de
produzir, menos vale o dinheiro. Dessa forma, ocorre uma desvalorização da
moeda e ter mais dinheiro equivale a ter menos, como já explicado nessa
cadeia de e-mails.
Já se ocorre o aumento do salário-mínimo, além da inflação keynesiana,
ocorre outra, a inflação de custos. Quando o capitalista tem que aumentar o
salário do funcionário, ele perde em lucro. Porém, ele não gosta de lucrar
menos, e, assim, aumenta os preços de venda para cobrir o que ele perde
pagando salários a mais. Claro que isso tudo soa um tanto determinista,
quando na verdade não deveria ser, eu é que estou simplificando os
raciocínios. Isso sem contar o acionamento também da inflação quantitativa
(de David Hume), que é aquela resultante do excesso de dinheiro no mercado.
O governo não determina quanto dinheiro tem que produzir, ele só tenta
adequar a quantidade de dinheiro à capacidade do mercado de absorção, e é
esse o grande trabalho dos economistas.
Dessa forma, a emissão de dinheiro descontrolada não pode ser feita, pois
seria uma medida catastrófica justamente aos setores mais pobres, porque
além de estarem ganhando menos, têm menos controle sobre a relação entre
ganhos nominais e reais, citando a tese do economista John Kenneth
Galbraith. Tanto eles perdem quando ocorre inflação como quando ela é
combatida. Daí a discussão monetarismo / desenvolvimento. Mas isso seria
fugir demais do tópico. Entende então como essa não é a solução? Isso iria
acionar todas as formas diferentes de inflação, e, portanto, além de não
mudar nada, porque o valor real do dinheiro seria o mesmo, causaria um
descontrole imenso na economia, porque o valor nominal estaria aumentando
desnecessariamente.