Re: [obm-l] Duvidas!

Artur Costa Steiner <artur_steiner@yahoo.com> wrote:

>Juros simples quase nunca sao empregados. Nunca vi
>serem aplicados em análises econômicas.
   Já viu sim, mas nunca se atentou que era juros simples.

   Pense nas suas contas de energia elétrica, aluguel, etc. Vem escrito:

   APÓS VENCIMENTO, COBRAR X% DE MULTA, MAIS Y% DE MORA. NÃO RECEBER APÓS 1 MÊS DE VENCIMENTO.

   A mora é uma multa diária, aplicada em juros simples. Fácil de se entender. Pense no gráfico do juro simples que é do tipo M = c.( 1 + i.t ), ou seja, é uma reta que passa por (0,c) e por (1 , c+cit ). Já com os juros compostos, temos que M = c.( 1 + i )^t, que é uma exponencial, que também passa pelos pontos (0,c) e por (1 , c+cit ).

   Assim, temos que tanto em juros simples, como em juros compostos, o montante no tempo t=0 e no tempo t=1 são coincidentes. Analisando para 0<t<1, notamos que OS JUROS SIMPLES EXCEDEM OS JUROS COMPOSTOS. Já para t>1, como é de conhecimento geral, os juros compostos são maiores.

   Atendo-nos ao intervalo 0<t<1, vemos que isto é uma jogada do banco para receber sempre o maior juro. No intervalo em que os juros simples são maiores, cobram-se juros simples ! Ou seja, na verdade você paga sempre os seus juros de acordo com a função:

   M = MAX { C.i.t , C(1+i)^n }

   Nos meus tempos de professor, era uma coisa que eu achava legal explorar, pois os meninos não tem muita noção disso. Além disso, na mesma aula eu ainda explicava factoring, retrovenda, o golpe do "título de capitalização".

   Bem, espero ter ajudado em algo.

Celso

http://br.download.yahoo.com/messenger/