RE: [obm-l] Perguntas simples para respostas convincentes

Bom, e esta eu respondo: depende de quem faz a conta. O matematico encarregado pressupoe alguma especie de "poder relativo" dos times e a partir dai calcula a probabilidade de cada um vencer cada jogo restante... Alguns fazem por simulacao (simule 1000 "campeonatos" usando os poderes relativos de sua escolha e veja o que acontece), outros fazem a conta mesmo (acho), com ajuda de um computador. Como os metodos de calculo destes "pressupostos" variam um bocado, as chances de cada time variam um pouco dependendo de quem fez o calculo.

O Tristao Garcia, por exemplo, estah no InfoBola (http://www.infobola.com.br/). Ele nao dah muitos detalhes sobre seus calculos, mas diz: "Para o cálculo das chances de classificação são considerados o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição. O sistema de cálculo permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local."

Outro site deste tipo, do Marcelo Leme de Arruda, eh o Chance de Gol (http://www.chancedegol.com.br/). Ele fala um pouco mais (vah lah e clique em "Como Funciona") e menciona uma Tese de Mestrado no assunto, onde devem estar os detalhes do algoritmo.

Tem tambem o FutMax, do Celso Ribeiro e do Sebastian Urrutia da PUC (http://futmax.inf.puc-rio.br/), que disponibilizam em seu site o artigo com seu algoritmo. Ele nao leva em conta mando de campo nem poder dos times -- eles calculam apenas a porcentagem dos resultados POSSIVEIS nos quais um time se classifica. O que eh interessante aqui eh que o FutMax eh um algoritmo DETERMINISTICO. Por exemplo, ele nos diz claramente quando um time estah **certamente** classificado ou rebaixado (o que a imprensa costuma chamar de "matematicamente classificado"). Por exemplo, voce sabia que o Parana CERTAMENTE nao rebaixa mais neste campeonato brasileiro, a duas rodadas do final (apesar do Vitoria poder ainda ultrapassa-lo)? :)

Abraco,
          Ralph

winmail.dat