Re: [obm-l] Mais construcoes [era: Quadrilatero Inscritivel]

on 01.12.04 17:35, Luís Lopes at qed_texte@hotmail.com wrote:

> Sauda,c~oes,
>
> Pensei que tinham esquecido desse problema.
>
> Ok. Desenhe um quad. genérico e tire dele os dados do problema.
> Casos particulares/extremos devem ser analisados à parte e/ou
> algebricamente. Tendo resolvido o problema genérico seria
> interessante (com ajuda de um programa tipo Cabri) ver como
> a solução se comporta variando os dados. Inclusive para o caso
> que vc imaginou. Mas o problema na sua formulação geral está
> bem proposto.

Mas eh justamente esse o ponto. Para o caso particular que eu mencionei,
existe uma infinidade de solucoes. Dai eu ter dito que o problema estah mal
formulado, ou seja, que somente os angulos e as diagonais nao determinam
univocamente o quadrilatero (pelo menos se os angulos forem retos e as
diagonais iguais).

> Sugestão: seja MN=BD. Construa o segmento MN e o arco capaz
> do ângulo A (TODO ele). Marque um ponto A no que poderia ser
> o ponto A e construa ângulos AMR e ANS segundo os dados.
> Faça uma observação esperta (estou falando mais do que o
> Petersen falaria) e obtenha o ponto C (um lg é o comprimento da
> diagonal não utilizado).

Naturalmente, MR e NS se intersectam no quarto vertice, mas isso nao eh uma
observacao esperta...

[]s,
Claudio.