Re: [obm-l] sequencia das medias ponderadas

Oi Ana. Fui eu sim que comentei a sequencia das medias ponderadas. Epsilons
e deltas, limites sao bonitos, certo? Alias, estes assuntos um tanto
abstratos condizem muito com a alma feminina.

De fato, a demosntracao daquela desigualdade no caso mais geral eh muito
semelhante a da sequencia das medias aritm. Se ninguem apresentar antes sem
extrapolar nos "eh imediato" (eu fiz isso?), eu amanha mando a prova para o
caso geral - eh bem simples, mas de fato exige que se conhecam as
prporiedades de lim sup e lim inf.

Isto estava sendo usado num problema real sim, mas de forma mais
simplificada. Era para estimar um conceito denomimnado de energia garantida
de um empreendimento de energia eletrica, valor que vai ser usado nos
leiloes de energia eletrica no Brasil, agora no inicio de dezembro. Mas nao
hah limites, hah uma media ponderada com 2000 termos, s, truncou-se a
sequencia. Estah no site do MME. Eu queria aprofundar este estudo, que
envolve sequencias estocasticas, mas nao hove tempo por ora.

Artur