Re: [obm-l] sistema linear

Oi, Ana.

Apesar de sua solução estar impecável, acho que vale a pena notar
(depois de ver que temos \infty^1 soluções (apenas uma variável
independente, como você mostrou, ou calculando determinantes e
subdeterminantes) para o sistema, e portanto os vetores (a,b,c) que
satisfazem o enunciado formam um plano (isso é puramente uma questão
de ortogonalidade). Mas já temos dois desses vetores, linearmente
independentes, no enunciado, ou seja, de

x + 2y + 3z =  5
4x + 5y+ 6z = 14
7x + 8y + 9z = 23

temos que (1, 2, 3) e (4, 5, 6) são "vetores" (a, b, c) que TÊM que
satisfazer as condições, por definição da solução do problema. Então,
basta tomar as combinações lineares dos mesmos (que formam um plano,
como você disse).

Esse é um dos problemas da RPM que mais me convence que Álgebra Linear
é importantíssimo. Mesmo que PAREÇA uma questão que dá para resolver
no braço.

--
Bernardo Freitas Paulo da Costa