[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] meio OFF nao e completamente OFF



Ola prof. Nicoulau!

Concordo com ti.
Fiz estat�stica ano passado (2� semestre) e tive algumas d�vidas.
Principalmente na parte de Testes de hipoteses e curvas de regress�o linear. Fica muito superficial, justamente por existir um curso inteiro dessa 'disciplina'.
J� mec�nica qu�ntica, quando estava no ensino m�dio, comecei com analise espectral e de corpos negros, dpois tentei demonstrar o principio de heinserberg mas usa algebra linear apurada o que me ferrou.
Voltei a estudar mec. quantica qdo em uma aula de quimica meu prof. falou sobre a eq. dif. que rege o corportamento eletronico ao redor do proton:
H(x,y,z).psi=E(r,teta,fi).psi'
H � o operador hamiltoniano, E a energia potencial.

Aqui na FEIS, estou vendo em FIS IV optica moderna

Por isso que passar no ita nao � facil.

At� mais.


> On Thu, Nov 25, 2004 at 11:20:34AM -0200, Osvaldo Mello Sponquiado wrote:
> > Uma primeira bibliografia seria os chamados "Intoc�veis" da linha Objetivo de
> > ensino.  S� deixam a desejar em alguns t�picos como Mec�nica Quantica... que
> > s�o abordados no ensino superior.
> 
> Eu n�o tenho participado deste debate, mas gostaria de falar sobre a minha
> experi�ncia no ciclo b�sico da PUC. Existe aqui um curso de f�sica que j�
> se chamou f�sica 4 e hoje talvez se chame f�sica moderna. Este curso
> normalmente � feito no final do 2o ano do ensino superior e depois
> que o aluno j� estudou bastante c�lculo e �lgebra linear.
> A minha impress�o bem forte � que neste ponto o aluno ainda est�
> muito despreparado, ainda sabe muito pouca matem�tica, e que de qualquer
> maneira um curso de um semestre � grosseiramente insuficiente para dizer
> qualquer coisa que valha a pena ser dita sobre mec�nica qu�ntica
> ou relatividade. Ou seja, acho que o curso acaba sendo superficial demais,
> o aluno aprende umas f�rmulas sem ter a menor no��o de contexto.
> 
> Acho que com isso a minha opini�o sobre falar de mec�nica qu�ntica no
> ensino m�dio deve ficar clara.
> 
> []s, N.
> =========================================================================
> Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> =========================================================================
> 

Atenciosamente,

Osvaldo Mello Sponquiado 
Engenharia El�trica, 2�ano 
UNESP - Ilha Solteira

 
__________________________________________________________________________
Acabe com aquelas janelinhas que pulam na sua tela.
AntiPop-up UOL - � gr�tis!
http://antipopup.uol.com.br/



=========================================================================
Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================