Re: [obm-l] meio OFF nao e completamente OFF

On Thu, Nov 25, 2004 at 11:20:34AM -0200, Osvaldo Mello Sponquiado wrote:
> Uma primeira bibliografia seria os chamados "Intocáveis" da linha Objetivo de
> ensino.  Só deixam a desejar em alguns tópicos como Mecânica Quantica... que
> são abordados no ensino superior.

Eu não tenho participado deste debate, mas gostaria de falar sobre a minha
experiência no ciclo básico da PUC. Existe aqui um curso de física que já
se chamou física 4 e hoje talvez se chame física moderna. Este curso
normalmente é feito no final do 2o ano do ensino superior e depois
que o aluno já estudou bastante cálculo e álgebra linear.
A minha impressão bem forte é que neste ponto o aluno ainda está
muito despreparado, ainda sabe muito pouca matemática, e que de qualquer
maneira um curso de um semestre é grosseiramente insuficiente para dizer
qualquer coisa que valha a pena ser dita sobre mecânica quântica
ou relatividade. Ou seja, acho que o curso acaba sendo superficial demais,
o aluno aprende umas fórmulas sem ter a menor noção de contexto.

Acho que com isso a minha opinião sobre falar de mecânica quântica no
ensino médio deve ficar clara.

[]s, N.