From: "Eduardo Henrique Leitner" <eduardo.leitner@terra.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Friday, October 29, 2004 11:20 PM
Subject: Re: [obm-l] IME

> equivalente grama nao eh obsoleto coisa nenhuma! só porque alguém resolveu
tirar o conteúdo do programa de ensino médio nao quer dizer que seja
obsoleto!

> o conceito de equivalente grama é muito útil e foi baseado em equivalentes
grama que Faraday enunciou as leis da estequiometria na eletroquímica

> se você olhar no manual do candidato do IME está escrito lah:
>
> QUÍMICA
>
> 11. Reações e equações químicas: Tipos de reações químicas. Ajuste das
equações químicas. Número de oxidação. Conceito de oxidação e redução.
EQUIVALENTE-GRAMA. Estequiometria.

> portanto, uma vez que está no programa e foi cobrado em vestibulares
recentes do ime... nao ha porque reclamar

> mas esse problema do numero de avogadro jah tah muito manjado mesmo...
hehehe