Re: [obm-l] IME

equivalente grama nao eh obsoleto coisa nenhuma! só porque alguém resolveu tirar o conteúdo do programa de ensino médio nao quer dizer que seja obsoleto!

o conceito de equivalente grama é muito útil e foi baseado em equivalentes grama que Faraday enunciou as leis da estequiometria na eletroquímica

se você olhar no manual do candidato do IME está escrito lah:

QUÍMICA

11. Reações e equações químicas: Tipos de reações químicas. Ajuste das equações químicas. Número de oxidação. Conceito de oxidação e redução. EQUIVALENTE-GRAMA. Estequiometria.

portanto, uma vez que está no programa e foi cobrado em vestibulares recentes do ime... nao ha porque reclamar

mas esse problema do numero de avogadro jah tah muito manjado mesmo... hehehe