É, foi uma prova longe de boa....
Questões muito simples, ou questões impossíveis, até mesmo por erro...
Outra questão, a 10. Não consegui fazer, simplesmente por que não concordava com a afirmação que ele pedia para demonstrar.
O GPI corrigiu como se o teorema não fosse válido realmente. Mas e aí, isso seleciona alguém?
Eu quero mesmo fazer ITA, mas fazer uma prova assim não anima ninguém, e muito menos seleciona alguém pra uma faculdade tão conceituada assim né. Muita gente estuda 1 ano ou mais pra encontrar uma prova com erro de digitação!! Fala sério....
Se alguém quiser opinar sobre a 10, agradeço também.
[]s
Ariel
-------Original Message-------
Date: 10/27/04 02:17:40
Subject: Re: [obm-l] IME
Bem que eu tinha reconhecido essa dos logaritmos em PA...
Lamentável! As pessoas sabem até de que livros o IME copiou as questões do vestibular - e aparentemente copiou errado!
E o que é pior: há mais de 20 anos que o Lidski e o Caronnet são referências-padrão pra quem está se preparando pra esse concurso.
Com todo o respeito à capacidade dos candidatos que participam da lista, o IME vai acabar selecionando aqueles que decoraram mais problemas e soluções.
[]s decepcionados,
Claudio.
De: |
owner-obm-l@mat.puc-rio.br |
Para: |
obm-l@mat.puc-rio.br |
Data: |
Wed, 27 Oct 2004 00:07:37 -0300 (ART) |
> O ime como sempre, copiou questões de livros! por exemplo, esta questão de logaritmo é do lidsky e a questão 7 é do carronet!a questão 3 tem um erro na digitação Ariel de Silvio <ariel@naish.com.br> wrote:
Olá a todos,
Começaram hoje as provas do IME. Hoje foi realizada a prova de matemática. Lembro que ano passado propuseram na lista resoluções das questões diferentes da resoluções dadas pelos cursinhos. Esse ano vão fazer também?
O Poliedro (www.sistemapoliedro.com.br) está resolvendo. O GPI diz que irá resolver também (www.gpi.g12.br). O Poliedro está colocando o enunciado em apenas algumas das questões.
Mas já começo com um pedido, a questão 3. Vou passar direto aqui.
Sejam a, b, c, d números reais positivos e diferentes de 1. Sabendo que log[a](d), log[b](d) e log[c](d) são termos consecutivos de um progressão aritmética, demonstre que: c^2 = (ac)^log[a](d)
log[a](d) é log de d na base a
Só que ninguém que conversei conseguiu chegar nisso. Apenas em:
c^2 = (ac)^log[a](b)
Cheguei nisso, e não vejo ! motivo para b = d
De resto tiveram questões MUITO simples, outras malvadas e outras realmente difíceis. A questão 4 por exemplo dava duas equações de quarto grau, pedia as raizes comuns. Porém não tinha raízes comuns! Cruel pra quem tá ali fazendo a prova .
[]s Ariel
========================================================================= Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html =========================================================================
Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!
|