Re: [obm-l] IME

essa nao era difícil nao... basta fazer uma pesquisa de raízes racionais na primeira equação. vc descobre que 3 e -3 sao raízes

ou vc enxerga a fatoração:

x^4 - 2x^3 - 11x^2 + 18x + 18 = (x^2 - 9)(x^2 - 2x - 2)

nao eh uma fatoração complicada, mas se vc enxergá-la de sozinho, garanto que vc se enquadra em um grupo muito seleto de pessoas nesse mundo! eu nao enxergaria

bom, feito isso vc descobre as outras raízes facilmente: 1 +- sqrt{3}

daih eh soh substituir esses quatro valores na segunda equação (na verdade o 3 e o -3 vc nem precisa substituir, pois 52 nao eh multiplo de 3)

e como tem aquele teorema que diz que se "a + sqrt{b}" eh raiz, sendo sqrt{b} um numero irracional, entao "a - sqrt{b}" também o é, vc soh precisa substituir uma das raízes irracionais...

daih vc ve que nao dá e acabou a questão, nao há raízes comuns.

uma coisa que eu percebi que muitos colegas meus fizeram foi subtrair uma equação da outra, e chegar em uma equação de 3o grau, que "parecia" ser mais simples... hehehe, eles nao chegaram a nada com isso... eh um caminho bem traiçoeiro pois a pessoa pensa: eu nao vou começar do 0 pois jah consegui abaixar o grau pra 3! soh preciso achar 1 raiz e tah resolvido o meu problema!
e daí o tempo paaassa, e paassa... hehehe, realmente nao era uma boa idéia...