Re: [obm-l] IME

Bernardo said:
> Essa questão está errada. Só pode estar.
>
> Uma coisa muito estranha nela é que o que ela pede pra vc provar nem tem
> o  "b".
> Eu provei na prova que estava errado.
> E isso é fogo pq eu perdi muito tempo tentando chegar no que o enunciado
>  pedia.
>
> Como se fazer a 4ª questão??
> Enunciado:
> "Determine o valor das raízes comuns das equações
> x^4 - 2x^3 - 11x^2 + 18x + 18 = 0, e
> x^4 -12x^3 -44x^2 -32x -52 = 0"
> [...]

Basta calcular o mdc dos dois polinômios, e constatar que eles são primos
entre si.

O que me falaram depois da prova (e que eu já estava desconfiando) é que
parece que o IME errou na digitação: se você trocar o termo "-44x^2" para
"+44x^2", então os dois polinômios possuem o fator x^2-2x-2. Mesmo assim,
a questão *está* certa, e, por isso, não creio que deveria ser anulada.

(Falando nisso, eu ouvi falar que a IMO está contratando digitadores(as).
Eles estão procurando pessoas que já tenham trabalhado na digitação de
listas e provas de seleção para olimpíadas internacionais e vestibulares;
já ter participado de olimpíadas nacionais de matemática é uma vantagem.
Alguém tem uma sugestão?)

[]s,

--
Fábio "ctg \pi" Dias Moreira