[obm-l] Re:[obm-l] Re: [obm-l] UM PARADOXO ECONÔMICO!

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Tue, 26 Oct 2004 11:59:51 -0200
Assunto: [obm-l] Re: [obm-l] UM PARADOXO ECONÔMICO!

> economia, seu Q.I >subiu consideravelmente.
> Nesta afirmacao hah uma certa dose de espirito de corpo dos economistas, nao
> hah?

Eu li uma vez que, com a mudanca, o QI medio de ambas as disciplinas aumentou.
A grande questao eh se o Paul Samuelson ficou lisonjeado com este comentario.

> Matemático da Economia" >dos autores G. C. ARCHIBALD e RICHARD G. LIPSEY
> De fato, todo mundo tem que saber um pouco de Economia. De medico,
> economista, engenheiro, matematico e louco, todos nos temos um pouco.

Vida de celebridade eh dura! Sabem ateh o livro de cabeceira dos coitados. E se ele estivesse usando o livro apenas como suporte para o peh da mesa, que estava bamba?

> estrategista...
> Porque indigesta? Eu acho sensacional. Alias, voltei a estudar Teoria dos
> Jogos, que nao via hah mais de 20 anos, para utilizar na analise da
> competicao entre os agentes envolvidos no processo de geracao de energia
> eletrica no Brasil. Pena que os bons livros mais recentes estejam na faixa
> de US$70.

Dizem que o von Neumann mandou fabricar uma moeda em que P(cara) = P(coroa) = P(em peh) = 1/3 (objeto de uma mensagem recente e de outras mais antigas da lista, inclusive uma com a solucao do Nicolau). Em reunioes sociais, ele criava uma situacao em que uma dentre tres alternativas deveria ser escolhida (do tipo "vou beber vinho, cerveja ou uisque?") e sugeria que iria fazer a escolha com base no lancamento de uma moeda. Quando as outras pessoas faziam a observacao obvia, ele apresentava a tal moeda. Obviamente, soh os matematicos achavam graca.

> eficiência econômica >que implica em eficiência tecnológica?
> Eu acho que primeiro vem a eficiencia economica. Economia eh a ciencia (ou
> arte, como dizem alguns) de gerir os recursos disponiveis (considerando que
> o conjunto dos recursos eh finito e o dos desejos eh infinito e nao
> enumeravel...). Para se obter eficiencia tecnologica, eh preciso primeiro
> gerir eficientemente os recursos de que se dispoem.
> Artur

Mas serah que nao tem algum tipo de feedback onde um avanco tecnologico aumenta a eficiencia economica, causando (espera-se) um ciclo virtuoso?

[]s,
Claudio.