Re: [obm-l] Inversa de uma Matriz

on 08.10.04 15:54, Nicolau C. Saldanha at nicolau@mat.puc-rio.br wrote:

> Começando pelo segundo problema, podemos dizer que (BA)^2 = B(AB)A = BA
> donde BA é uma projeção de posto m, ou seja, uma projeção de R^n sobre
> um subespaço de dimensão m.
>
> Quanto ao primeiro, eu diria que ele *não* é trivial. Encarando A e B
> como transformações lineares, é bem claro que A é sobre e B é injetora.
> O que fica faltando é provar o seguinte lema:
>
> Seja T uma transformação linear de um espaço vetorial de dimensão finita V
> nele mesmo. Então as seguintes condições são equivalentes:
>
> (a) T é injetora;
> (b) T é sobrejetora;
> [...]
Oi, Nicolau:

Obrigado pela resposta. Voce iluminou um novo angulo do problema.

Para o primeiro problema, eu havia pensado em usar um resultado que diz
respeito as condicoes minimas necessarias para um semi-grupo ser um grupo.
Acho que o Domingos mencionou algo a respeito. Em linguagem de matrizes
seria o seguinte:

Seja M um conjunto de matrizes quadradas nxn (n arbitrario), fechado em
relacao ao produto usual de matrizes (que sabemos ser associativo) e com as
seguintes propriedades:
1) Existe I em M tal que A*I = A, para toda A em M;
2) Para cada A em M, existe B em M tal que A*B = I.
Entao, para cada A em M vale I*A = A e dada B tal que A*B = I, tem-se B*A =
I.

Tomemos A em M. Seja B tal que A*B = I.
Como B estah em M, vai existir C em M tal que B*C = I.
Entao, A = A*I = A*(B*C) = (A*B)*C = I*C.
Logo, B*A = B*(I*C) = (B*I)*C = B*C = I.
Alem disso, I*A = (A*B)*A = A*(B*A) = A*I = A.

[]s,
Claudio.