RE: [obm-l] Cones e conjuntos convexos.

Ola Niski e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Pelo que entendi, voce quer mostrar que C(A) e convexo ( pois e
evidentemente um cone, segundo as suas definicoes ). Sem escrever, IMAGINE o
seguinte :

"Como A e convexo, se eu tomar dois multiplos positivos - elementos de C(A)
- de A e, a seguir, escolher um ponto do segmento que liga estes dois
multiplos, entao esse ponto deve ser multiplo de algum ponto do segmento que
liga os dois pontos originais de A"

De fato. Sejam "m*a" e "n*b" dois elementos de C(A), onde "a" e "b" sao
elementos de A. Entao, para todo T1,  0 =< T1 =< 1, existe T2, 0 =< T2 =< 1,
tal que, para algum K >= 0 teremos :

T1*m*a + (1 - T1)*n*b = K*(T2*a + (1-T2)*b)

Ou seja :

K*T2 = T1*m
K - K*T2 = (1 - T1)*n

Daqui : K = T1*m + (1 -T1)*n. Claramente que K >= 0. E, alem disso :
T2 = (T1*m) /[T1*m + (1 -T1)*n]. Claramente que 0 =< T2 =< 1

Isto mostra que o que sentimos estava correto. Logo, C(A) e convexo.

Claramente que podemos generalizar o raciocinio ... Sejam A e B sao dois
conjuntos convexos. Seja C(A,B) o conjunto de todos os segmentos com uma
extremidade em A e outra em B. Entao C(A,B) e um conjunto convexo".

Um Abracao
Paulo Santa Rita
2,1048,111004

http://messenger.msn.com.br