Re: [obm-l] 0! = 1

On Thu, Oct 07, 2004 at 01:24:17PM +0000, Paulo Santa Rita wrote:
> Ola Prof Nicolau !

A sua mensagem foi muito interessante e peço desculpas por dar uma resposta
tão sucinta.

> Eu tambem acho que 0!=1, mais, conforme voce sem duvida sabe, ARGUMENTAR
> NAO E PROVAR. Tambem com todo respeito, vou tentar colocar mais claramente
> o que eu acho.

Claro que não se trata de provar. Estamos discutindo qual é a definição
mais natural, mais interessante.

> Dizer que 0! = 1 e uma convencao MUITO UTIL, pois todas as implicacoes que
> dai surgem sao corretas, a utilizacao que damos a elas sao verificaveis e
> as formulas ficariam muito complicadas se adotassemos uma posicao
> diferente. Alem disso, ha varias argumentos externos que reforcam a nossa
> fe nesta igualdade.
>
> Mas, convenhamos, e uma igualdade estranha ...

É este o ponto em que parecemos discordar. Eu não vejo 0! = 1 como estranha.
Não me parece mais estranha do que, digamos, (-1)*(-1) = 1, e certamente
o famoso 0^0 = 1 tem mais motivos para gerar polêmica. Como já disse, não vejo
nenhum argumento a favor de outra definição. Nem acho que devessemos dizer
que 0! = 1 é uma convenção, a não ser que universalizássemos o uso da palavra
convenção (tornando-a inútil) e disséssemos também que 0+0 = 0 é uma convenção.

[]s, N.