Re: [obm-l] Desigualdade das Médias

Bom, eu acho em particular que você nunca vai precisar demostrar a
desigualdade das médias numa prova de olimpíada. Quanto ao caso de
vestibulares, talvez seja bom você citar o teorema com algo do tipo
"Sabemos que MH <= MG <= MA". Elas são as médias Harmônica, Geométrica
e Aritmética, respectivamente, definidas por
MA(X_i) = (X_1 + X_2 + ... + X_n) / n
MG(X_i) = (X_1 * X_2 * ... * X_n)^(1/n)
MH(X_i) = 1 / MA(1/X_i) (inverso da média aritmética dos inversos)

Eu gosto em particular da demonstração por convexidade da função
exponencial (ou o análogo para função log, é idêntico). Ela prova o
caso geral instantâneamente, mas pode ser muito "força bruta".
Em qualquer caso, os mais simples são até rápidos para provar, como os
casos n=2, 3 ou 4, onde (por segurança) é melhor demonstrar apenas o
caso particular.

Abraços,
Bernardo Costa