Re: [obm-l] sutileza

Osvaldo Mello Sponquiado wrote:

>Sobre o problema "pq o numero de tartarugas que

>eu ainda nao vi soluçao mais axo que deve ter alguma
>sacada pelo T. de Ransey (ou Ramsey, nao sei a grafia
>correta)
>

>Alguem ai tem alguns problemas em que se usa Ramsey
>para problemas de grafos nao hamiltonianos para
>discutir ...

É Ramsey.
Não precisa usar teoria de Ramsey não, isso é um dos primeiros teoremas
na teoria dos grafos, se não me engano foi o próprio Euler que provou.
A idéia é simples, construa um grafo onde os vértices são tartarugas e
as arestas unem tartarugas que já acasalaram. Some os graus (nrs. de
arestas saindo de um vértice) de cada vértice, é evidente que essa soma
dá um número par pois cada aresta tem dois extremos e deve ter sido
contada duas vezes. Sendo assim, o número de vértices com grau ímpar tem
que ser par, pegou?