Re: [obm-l] Combinatória

On Thu, Sep 30, 2004 at 08:52:24AM -0300, Will wrote:
> Lancando 4 dados justos com valores entre 1 e 9, o valor mais provavel
> no lancamento eh 20.
>
> Como 18 estah mais proximo de 20 do que o 27...

Acho que no problema original, os valores iam de 0 a 9.
Assim o valor médio é 18 e não 20. Fora isso, as afirmações são corretas,
mas não são tão óbvias quanto pode parecer. Pq, por exemplo, o valor
médio é o mais provável? Pq valores mais próximos do valor médio
são mais prováveis do que valores mais afastados?
O fato é que se jogarmos um monte de dados honestos (que nem precisam
ser iguais), estas afirmações são corretas, mas não são óbvias.

[]s, N.