[obm-l] Combinatória e Formulas Fechadas

Title: Combinatória e Formulas Fechadas
Infelizmente, a belissima solucao do Shine nao funciona para todos os problemas desse tipo, e eu nao acredito que exista uma formula fechada para o problema geral.

No entanto, se voce soh ficar satisfeito com formulas fechadas, a matematica vai ser uma eterna fonte de insatisfacao. Exemplos disso sao o calculo de integrais indefinidas, a resolucao de equacoes diferenciais ou, em combinatoria, a determinacao do numero de maneiras de se distribuir os presentes num amigo oculto (amigo secreto em SP) com n pessoas de modo que ninguem de um presente para si mesmo nem haja uma troca mutua de presentes (ou seja, A presenteia B e B presenteia A). Em linguagem de gente grande, isso quer dizer numero de permutacoes de n elementos sem pontos fixos nem ciclos de ordem 2. Esse problema eh mencionado aqui na lista de tempos em tempos (normalmente pelo Rogerio Ponce), e nao se conhece uma formula fechada.
De uma olhada em: http://www.research.att.com/cgi-bin/access.cgi/as/njas/sequences/eisA.cgi?Anum=A038205

Em combinatoria, a situacao piora ainda mais. Em boa parte dos problemas, nao temos sequer uma solucao na forma de funcoes geratrizes, como foi a minha, ou de uma soma de coeficientes binomiais, como foi a do Nicolau. Soh conhecemos alguma cota inferior ou superior para o numero desejado. Por exemplo, tome os numeros de Ramsey - objeto de um artigo na Eureka escrito pelo Gugu. Sobre estes numeros, Erdos uma vez disse: "se uma raca alienigena chegasse a Terra e ameacasse dizimar a raca humana a menos que, em 1 ano, determinassemos o valor de R(5,5), o melhor a fazer seria empregar todos os cerebros do planeta na resolucao desse problema. Por outro lado, se os alienigenas quisessem o valor de R(6,6), entao o melhor seria empregar todos os cerebros na criacao de armas que derrotassem os invasores".

Em suma, funcoes geratrizes nao sao tao ruins assim...

[]s,
Claudio.