[obm-l] Re:[obm-l] UM PROBLEMA CLÁSSICO!

> No quadrinho "Born Loser" por Art Sansom, Brutus
manifesta alegria por um
> aumento de temperatura de 1° para 2°. Ao lhe
perguntarem a razão, respondeu:
> "Está agora duas vezes mais quente que hoje de
manhâ" Por que Brutus errou mais
> uma vez?

Supondo que o calor fornecido seja sensível temos que
Q= m.INT(c.dt)    [int = integral definida de de t0
até tf]

Supondo que o sistema seja fechado temos que m=cte.
logo a capacidade térmica do ar seria dada por C(c)=m.c
(t)
Sei, por hipótese, que na situação final o ar está
duas vezes mais quente que na situação inicial o que
equivale a dizer que C_final=2.C_inicial
daí  temos que c_final=2c_inicial
Mas a variação de c deve ser relativamente pequena
(axo que só visualisando curvas empíricas) logo
contradizemos o fato de que o aumento de temperatura
de 1° para 2° pode ser justificado pela sensação
termica (acho que foi isso que vc quis dizer com
quente).

Bom, faz mais de um ano e meio que não vejo Química,
talvez o que eu disse esteja tudo errado,
mais de qualquer forma valew !

Até mais.

> WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br.

usar a lista em