Re:_[obm-l]_Re:_[obm-l]_Questão_4

Falando em axiomas,

   Segundo um artigo que li ha alguns anos, dizia que usamos o zero nos naturais porque utilizamos os sistemas matemáticos dos franceses e espanhóis, enquanto que os alemães e os ingleses excluíam o zero de sua contagem natural.
   Isto era referendado até mesmo nos livros de antigamente, qunado existiam as traduções dos irmãos maristas ou mesmo os livros que vinham de portugal, como o famoso Bento de Jesus Caraça. Tais livros admitiam o zero como natural. Já por exemplo o livro de Kaufmman, que era bastante utilizado como livro texto de cálculo em escolas de engenharia excluía o zero dos naturais.
   Bem, esta é somente uma explicação histórica, mas segundo a axiomática de Peano realmente o que o Douglas disse faz sentido, mas devemos ns lembrar que Guiseppe Peano formalizou as coisas, ou seja, ele tomou algo já existente e criou os axiomas ( assim como a termodinâmica axiomática ).
   Para resolver este problema em face dos axiomas, basta acrescentar mais um axioma, dizendo no início que o zero é o número que não admite antecessor, e a partir daí introduz-se o 1 como sendo o sucessor do zero. Desta forma, estaríamos adaptando a definição de Peano para naturais.
   Bem, no fim, eu acho que isto é somente uma questão de olharmos sob uma ou outra definição, e assim sendo, concordo com o Edmilson, pois quem admitiu zero natural ou não, não poderá ser punido.

Um grande abraço !

Celso Faria de Souza.

=> A propósito, ainda não me apresentei. Meu nome é Celso, sou engenheiro Mecânico-Aeronáutico pelo ITA em 2000, professor de matemática. Trabalhei durante 5 anos no Poliedro, e hoje voltei para minha cidade natal ( Goiânia - GO ) e trabalho com a pecuária de corte ( crio nelores e limousin ). Ainda engatinho nas olimpíadas, mas gosto muito e luto para aprender mais. Inclusive, se alguém tiver a bondade de me indicar bons livros para que eu possa estudar mais, eu agradecerei muito.

Yahoo! Messenger 6.0 - jogos, emoticons sonoros e muita diversão. Instale agora!