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Re: [obm-l] Re: [obm-l] Questão_4



Não quero botar lenha na fogueira, mas dois raciocínios que nos
levam a excluir o 0 dos naturais:
- vc aprende a contar a partir do 1, a história da pedrinha com
carneirinhos começa do um (não havia a pedra zero), logo o
modo natural de contar começa do um. Esse não é um raciocínio
matemático, mas ajuda a memorizar que devemos iniciar a partir do 1.
- agora um mais matemático: nos axiomas de Peano, define-se o 1 (o um
existe). Para obter um sucessor de um númerio natural, adiciona-se 1 a
ele. Então, se o 1 está definido, podemos adicionar 1 ao 1 p/ obter 2
e assim por diante. Agora se os naturais começam do 0, para obter o
sucessor de 0, adiciona-se 1. Mas o 1 não foi definido (nesse caso,
assumimos o 0 como início e não definimos o 1), então não podemos
adicionar 1 a ninguém.

[]'s

Douglas



----- Original Message -----
From: Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet 
O Edmilson, na hora da prova, falou que ninguem perdia pontos se
desconsiderasse o zero. E na minha mais sincera opiniao, isso nao
significa nada em questao de raciocinio.

"Domingos Jr." wrote:
>m=1 n=0 nao seria tb uma solucao?
hmmm, depende se sua definição é N = {1, 2, ...} ou N = {0, 1, ...}, 
isso não é algo muito universal, infelizmente,

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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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