Re: [obm-l] Conjuntos enumeraveis e finitos

> Oi,
> Eu gostaria de ajuda para dar uma prova
> matematicamente valida para as seguintes afirmacoes
> sobre conjuntos de R^n:
>
> 1) Se o conjunto dos pontos de acumulacao de A for
> enumeravel ou finito, entao A eh enumeravel, podendo
> ser finito.
Uma forma de provar isso eh tomar por base o conceito de ponto de
condensacao. Dizemos que x eh ponto de condensacao de A se toda vizinhanca
de x contiver uma quantidade naum-enumeravel de elementos de A. Em R^n
(assim como em todo espaco metrico separavel), conjuntos naum enumeraveis
possuem pontos de condensacao e o conjunto dos pontos de condensacao de um
conjunto naum eh enumeravel. Eh imediato que todo ponto de condensacao eh
ponto de acumulacao. Como o conjunto dos pontos de acumulacao de A eh
enumeravel, segue-se automaticamente que A naum possui pontos de condensacao
(se A possuisse um de tais pontos, entao o conjunto de seus pontos de
acumulacao conteria pontos de condensacao e naum poderia ser enumeravel).
Logo, A eh enumeravel.

> 2) Se A eh um subconjunto de R limitado
> superiormente, entao o supremo de A pertence a A.
Se s = supremo A naum pertencesse a A, entao s seria ponto de acumulacao de
A. Mas como A eh finito, A naum possui nenhum ponto de acumulacao. Logo,
temos necessariamente que s pertence a A.

> No caso (1) eu estou com dificuldades na primeira
> parte, embora a conclusao pareca intuitiva.
Tambem acho, embora a prova formal naum seja assim tao imediata

Exatamente.

Artur

OPEN Internet
@ Primeiro provedor do DF com anti-vírus no servidor de e-mails @