RE: [obm-l] MMC

Nao parei pra pensar muito e dar uma opniao errada no meu caso eh ate
normal,
mas vamos la.

Usando um exemplo ki vc propos:
MMC( 1/3,1/4 ) = 1

Aqui eu imagino ki vc so considera possivel multiplicar por numeros
naturais,
senao podeia dizer ki MMC(1/3,1/4) = 1/12 [< 1  e multiplo de 1/3 e 1/4]

Se valesse fracao seria impossivel achar o minimo... bastaria continuar
multiplicando
por 0<x<1 ki e ir achando novos minimos.

Ate aki tudo bem... mas o mmc de duas fracoes pode ser uma fracao?
exemplo:  MMC( 5/7,10/7) eh 10 ou 10/7?

Se a resposta e 10 entao MMC(p/q,r/s)=MMC(p,r) ki vc sabe calcular
isso pq MMC(p/q,1) =p

Se a resposta e 10/7 entao MMC(p/q,r/s)=MMC(p,r) mas
MMC(p/q,r/q) = MMC(p,r)/q

Os dois casos se resumem a calcular o MMC dos numeradores ki vc
sabe fazer

>From: Roney Kevin <roneykevin@yahoo.com.br>
>
>Bem, resolvendo uns problemas hoje me deparei com a necessidade de calcular
>o MMC de dois números racionais, 4 e 2/3. A princípio achei q era normal,
>mas qdo fui fazer estranhei. Foi então q fiz pela difição basica de MMC.
>Sendo os multiplos de 2/3 iguais a {2/3; 4/3; 6/3...;12/3} . Assim observei
>q o MMC (4; 2/3) seria 4 mesmo. Foi ai q veio a dúvida como descobrir um
>processo algebrico pra calcular como encontrar o MMC de dois números
>racionais. Será q eu ja estudei isso e faz tanto tempo q estou esquecido?
> [...]

Don’t just search. Find. Check out the new MSN Search!
http://search.msn.click-url.com/go/onm00200636ave/direct/01/