[obm-l] MMC

Antes mesmo de iniciar minha pergunta digo q talvez ela fuja um pouco do propósito da lista. E talvez sua resposta seja até simples, mas como eu não consegui encontrar uma resposta mesmo depois de uma pesquisa na net, se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Bem, resolvendo uns problemas hoje me deparei com a necessidade de calcular o MMC de dois números racionais, 4 e 2/3. A princípio achei q era normal, mas qdo fui fazer estranhei. Foi então q fiz pela difição basica de MMC.
Sendo os multiplos de 2/3 iguais a {2/3; 4/3; 6/3...;12/3} . Assim observei q o MMC (4; 2/3) seria 4 mesmo. Foi ai q veio a dúvida como descobrir um processo algebrico pra calcular como encontrar o MMC de dois números racionais. Será q eu ja estudei isso e faz tanto tempo q estou esquecido? Bem, nao sei.
Dai fui tentando pelo mesmo método criando exemplos:
MMC(1/3;1/4) = 1
MMC(5/2;1/3) = 5
mas se a coisa complicasse um pouco começa a dar trabalho demais.

Bem, se alguém puder me ajudar a como descobrir um processo algebrico pra calcular como encontrar o MMC de dois números racionais eu agradeço.

Roney Kevin

Yahoo! Messenger 6.0 - jogos, emoticons sonoros e muita diversão. Instale agora!