Re: [obm-l] Infinitas soluções - equação

Valeu Domingos,

O segredo deve ser esse mesmo, ou seja, achar um terno, substituir um dos valores deste terno na equação e a mesma ficará com 2 incógnitas. Depois é só modelar a mesma para assumir a forma de uma equação de Pell (x^2 - b*y^2 = 1) que possui infinitas soluções.

Em relação às equações de Pell, uma dúvida conceitual:

x^2 - b*y^2 = a ...

Quais os valores que "a" pode assumir ? Eu ouvi dizer que é 1 ou -1. Outra referência dizia o intervalo de inteiros [-4;4].

Em uma mensagem de 11/9/2004 20:14:33 Hora padrão leste da Am. Sul, dopikas@uol.com.br escreveu:

Faelccmm@aol.com wrote:

> Para Domingos ou qualquer outro participante da lista,
>
> 1- Por que 5|B e 3|C pois 3 e 5 são primos ?
>
> 2- Esse é um problema olímpico, logo deve haver uma resolução que não
> envolva criação de programa de computador para resolvê-lo. Logo como
> alguém poderia resolvê-lo em um vestibular, concurso, olimpíada e
> processos seletivos em geral ?
>

> Em uma mensagem de 9/9/2004 05:57:05 Hora padrão leste da Am. Sul,
> dopikas@uol.com.br escreveu:

1- na verdade é 5|b e 3|c, falha minha...
é bem simples, 3b^2 = 5c2 + 75
5 divide o lado direito, então 5|3b^2, sabemos então que 5|b^2 e,
portanto 5|b... a outra asserção é análoga.

você não precisa de um programa de computador... mas vai ter que
inspecionar alguns valores na mão... eu sou preguiçoso, uso o pc.