Re: [obm-l] Erros da Eureka 02

Sim, procede.

O problema é o seguinte:
5) 	Quais são as possíveis áreas de um hexágono com
todos os ângulos 	iguais e cujos lados medem
1,2,3,4,5 e 6 em alguma ordem?

Sejam h_1, h_2, h_3, h_4, h_5 e h_6 os seis lados do
hexágono dispostos nessa ordem.
A medida de cada angulo interno(i) é dada por i=(1/6).
(6-2).180º=120°

Faço a construçao de tres triangulos atraves do
prolongamento das retas suportes aos lados h_1, h_3 e
h_5 (faça um desenho).
Pelo Geometria é facil verificar que os angulos dos
tres triangulos menores formadas são todos 60º, logo
são equilateros. Da mesma maneira se verifica que o
triângulo maior é equilátero.
Assim a área do hexágono vai corresponder a área do
triangulo maio menos a  area dos tres triangulos
menores.
Sendo l o lado de um triângulo equilátero é valida a
formula Area=S=l^2.sqrt(3)/4
O lado do triangulo equilatero maior mede
h_1+h_2+h_3=h_3+h_4+h_5=h_5+h_6+h_1=L
e os lados dos triangulos menores são: h_1, h_3 e h_5
Assim a area do hexágono é dada por S(Hexágono)=[sqrt
(3)/4]*(L^2-h_1^2-h_3^2-h_5^2)=[sqrt(3)/4].
[(h_1+h_2+h_3)^2-h_1^2-h_3^2-h_5^2]
(h_1,h_2,h_3,h_4,h_5,h_6) é uma certa reordenação de
(1,2,3,4,5,6) pelo enunciado.

Devemos fazer tal análise lembrando que
h_1+h_2+h_3=L
h_3+h_4+h_5=L
h_5+h_6+h_1=L
h_1+h_2+h_3+h_4+h_5+h_6=1+2+3+4+5+6=21

Como o triangulo é equilatero cada lado mede um terço
do perimetro, ou seja, 21/3 = 7, logo

h_1+h_2+h_3=7
h_3+h_4+h_5=7
h_5+h_6+h_1=7

Bom, agora vou fixar um dos valores possíveis (1) dos
lados em um certo lado, digamos, h_1=1 e analisar os
casos:

1 + h_2+h_3=7
h_3+h_4+h_5=7
h_5+h_6+ 1 =7

a partir daqui ele analisa todos os casos possíveis da
mesma maneira como foi descrito pela revista fazendo a
correção
de 'v + x  =  y  –  u' para v-x=y-u pois ele subtraiu
as igualdades, membro a membro.

Espero ter ajudado,
[]'s

> Não sei se há um errata ulterior. Mas meus
apontamentos procedem, não
> procedem ?
>

> Em uma mensagem de 31/8/2004 23:08:37 Hora padrão
leste da Am. Sul,

errata
edição

questão