Re: [obm-l] Eh um pobrema memo

On Thu, Aug 26, 2004 at 05:20:14PM -0400, Qwert Smith wrote:

> Ja apareceu aki na lista varias e varias vezes:
> seja n! = p^x * m
> x= [n/p] + [n/p^2] + [n/p^3] + ...
> onde [y] = maior inteiro meor ou igual a y

Acho que talvez seja mais interessante para esta pessoa explicar este
caso particular do que dar a fórmula sem demonstração.

Você precisa fatorar cada um dos inteiros de 1 a 100 e contar quantas vezes
aparece o fator 5. Ele aparece uma vez em cada múltiplo de 5
(5, 10, 15, ..., 100) o que nos dá 20 fatores. Os quatro múltiplos de 25
(25, 50, 75, 100), que já foram contados uma vez, têm um segundo fator 5,
donde os 20+4 fatores. Não há nenhum número com 3 fatores 5 nesta faixa
pois 5^3 = 125 > 100 e portanto todos os fatores foram contados.

[]s, N.