Sent: Tuesday, August 24, 2004 1:44 AM
Subject: [obm-l] algumas de combinatória

Aí pessoal, estou com alguns problemas de combinatória que não estou conseguindo sair do lugar.
Preciso de algumas dicas....

 (i) Considere um conjunto P de 30 pontos do espaço e P1 um subconjunto de 12 pontos coplanares de P. Sabe-se que sempre que 4 pontos de P são coplanares, então eles são pontos de P1. Quantos são os planos que contém pelo menos 3 pontos de P?

(ii) Sobre uma circunferência existem 6 pontos distintos. Quantos polígonos, não necessariamente convexos, podemos construir tendo por vértices esses 6 pontos?

(iii) Um bote tem 8 lugares, 4F e 4A. De quantas maneiras podemos escolher uma tripulação para o bote se dos 31 candidatos, 10 preferem F, 12 preferem A e 9 não têm preferência?

(iv) Calcular a soma de todos os números de 5 algarismos distintos formados com os algarismos 1, 3, 5, 7 e 9.

respostas:
(i) 3.841
(ii) 60
(iii) SOMATORIO (i de 0 até 4) de: C(9;k) x C(10;4-k) x C(21-k;4)
(iv) 6.666.600

Obrigado...
Abraços

André

Yahoo! Acesso Grátis - navegue de graça com conexão de qualidade!