[obm-l] Problema do pica-pau

Olá gente! Queria que vocês resolvessem esse problema para mim (nem que pareça besta, é apenas para confirmar meu resultado).

Um pica-pau marca a bicadas seu caminho em uma árvore, realizando seu caminho em espiral (como se fosse a hélice de um avião) e começando 20 metros acima do solo. Sabendo que ele deu 7 voltas em torno da circunferência de 3m da árvore, determine a distância total percorrida pelo pica-pau.

Yahoo! Acesso Grátis - navegue de graça com conexão de qualidade!