Re: [obm-l] A ILHA DA VERDADE!

Ah! Teve uma hora que eu troquei C por V... (fiquei com a idéia de "verdade"
na cabeça - e tanto quanto a idéia de dormir). Foi mal. Abaixo, está já
corrigido, bem como o "trapasseiros" que apareceu...

kleinad@webcpd.com escreveu:

> [...]
>2) Ao menos 1 dos vizinhos de um trapaceiro é um cavaleiro.
>
>São 2003 pesssoas, e 2003 é ímpar. Logo, se C é o número de cavaleiros e T o
>de trapaceiros, então C e T não podem ter mesma paridade. Observe agora que
>existe ao menos um par de trapaceiros consecutivos, pois sabemos que isso
>não poderia acontecer entre dois cavaleiros. De fato, se não houvesse dois
>trapaceiros consecutivos, então T = C, e ambos teriam mesma paridade, o que
>é impossível. Logo, existem ao menos 2 trapaceiros vizinhos na mesa.
>
>Com isso, temos que C + 1 <= T <= 2*C, visto que não pode haver mais do que
2 trapaceiros entre dois cavaleiros, pois isso contrariaria a lei (2). Vamos
>ao segundo dia.
>
>"Meus dois vizinhos de mesa pertencem a uma categoria
>que não é a minha"
>Agora, as leis são:
>
>1) Um cavaleiro tem os dois vizinhos trapaceiros.
>2) Um trapaceiro tem pelo menos um vizinho trapaceiro.
>
>Isto significa que agora há pelo menos 2 trapaceiros entre 2 cavaleiros
>seguidos, isto é, se T' é o número de trapaceiros e C' o de cavaleiros,
>então T' >=2*C'.
>
>Suponha que o carinha que saiu era trapaceiro. Logo, T'nos leva a uma
contradição, pois, pelo que vimos no primeiro dia, T'= 2*C'. Assim, o
adoentado era um cavaleiro.