Re: [obm-l] Duvidas

At 22:26 4/8/2004, you wrote:

>Olá !
>
>x=7a+5=13b+9=>7a-13b=5; a,b,c naturais

OPa ..
7a - 13b = 4

>Dai a=(5+13b)/7

a = (4 + 13b)/7

>Como a é suposto inteiro => b=7c+5

b = 7c + 4

>Daí, substituindo na primeira relação, temos que:
>
>x=13(7c+5)+9=91c+65

x = 13(7c + 4) + 9 = 91c + 61

>Alternativa c)

Alternativa b

Eu particularmente acho mais legal resolver esse tipo de questão
encontrando uma solução particular:

quando vc chega a
7a - 13b = 4
note que a = 8 e b = 4 é uma solução possível.
Daí N = 7*8 + 5 é um possível valor para N e se esse valor particular deixa
resto 61 todos os outros valores de N tb deixarão resto 61.
Há diversas técnicas de encontrar solução particular (por exemplo usar o
algoritmo de euclides para expressar o mdc entre 7 e 13 como uma combinação
linear deles e depois multiplicar por 4..) na maioria dos exercicios a
solução particular pode ser claculada por tentativas.
Há alguns artigos na Eureka e na RPM sobre esse tipo de equação dita
diofantina.

[]'s MP

--
Mensagens enviadas estão livres de vírus.
Verificado por AVG Anti-Vírus (http://www.avgbrasil.com.br).