[obm-l] RES: [obm-l] GEOMETRIA E IMAGINAÇÃO!

Marcos, acho que você se equivocou na resposta.

Realmente Jorge, o problema é interessantíssimo e nunca tinha me deparado
com algo similar.

Se fizerem um esboço do poliedro resultante vão ver que existe a junção de
dois ângulos poliédricos.
Fazendo os pontos A=G, D=I, E=H.

Vamos encontrar o valor destes ângulos.

No Tetraedro:
l^2 = 2(l*sqrt(3)/2)^2 - 2[(l*sqrt(3)/2)^2]* cos(T)
Resolvendo temos que cos(T) = 1/3

Na Pirâmide:
[L*sqrt(2)]^2 = 2(l*sqrt(3)/2)^2 - 2[(l*sqrt(3)/2)^2]* cos(P)
Resolvendo temos que cos(P) = -1/3

Com isso descobrimos que estes ângulos são suplementares, e a junção deles
forma um plano perfeito!

Isto ocorre com a junção de duas faces do tetraedro com a pirâmide, e o
sólido resultante possui duas faces triangulares e três faces
quadrangulares.

Belíssima questão de Geometria Jorge! Se tiver mais dessas mande! =)

Um abraço, Douglas Ribeiro Silva